Treinamento de Soft Skills para TI - Times Aurora Coop
- Éliton Cassol
- 26 de abr.
- 3 min de leitura
No universo da tecnologia, onde o foco muitas vezes está em habilidades técnicas, desenvolver soft skills como gestão de tempo, comunicação e colaboração é essencial para potencializar resultados. Para a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Aurora Coop, empresa brasileira destaque no setor de alimentos, realizamos um treinamento com foco nestas habilidades comportamentais, aliando gamificação, desenvolvimento humano, teoria e prática. A capacitação ocorreu nos dias 03 e 17 de abril de 2025, na sede da companhia em Chapecó (Santa Catarina), e contou com a participação de 66 colaboradores do setor de TI, divididos em duas turmas.
O desafio: desenvolver comunicação e colaboração
Por serem uma equipe com perfil mais técnico e analítico, os participantes necessitavam trabalhar a interação e o senso de colaboração entre eles, bem como o gerenciamento de tempo e recursos. O Desafio da Ilha Misteriosa foi o game escolhido para promover esse desenvolvimento. Nele, os participantes são divididos em pequenos times que exploram diferentes biomas de uma ilha fictícia, cada um abrigando enigmas sensoriais — envolvendo tato, visão, olfato e audição.
Durante os primeiros 60 minutos, cada grupo precisou gerir seu tempo, comunicação interna e recursos (dicas disponíveis) para resolver corretamente os enigmas de cada um dos 8 biomas da Ilha. Na etapa final, os times receberam um novo desafio: só venceriam se colaborassem uns com os outros. Essa fase revelou uma resistência inicial à comunicação entre grupos, mas, com o tempo e esforço, conseguiram superar as barreiras e completar a missão nos minutos finais — faltando menos de 5 e 7 minutos em cada turma, respectivamente.
Após o game, uma roda de conversa com os gestores da TI e RH proporcionou uma rica discussão sobre os aprendizados vivenciados, trazendo à tona a importância da cooperação, da humildade e da comunicação aberta. Além da equipe do Gamificou trazer insights aos participantes, os próprios gestores também ponderaram suas colocações, e puderam relacionar diretamente a vivência do jogo com o dia a dia dos colaboradores.
Resultados e Depoimentos
O treinamento de soft skills para TI obteve a nota média de 9,62 de 10 na avaliação dos participantes, que relataram o seguinte:
"A experiência foi ótima. Os desafios da ilha são muito criativos e incentivam o desenvolvimento da comunicação. Achei muito importante sair da teoria e aprender de forma lúdica! Parabéns à gestão e ao RH pela ideia de trazer esse treinamento [...]" — Jaqueline S.
"Foi uma ótima experiência participar desta dinâmica. Nos deixa uma mensagem clara que a cooperação faz toda a diferença." — Fernando S.
"Foram tirados pontos de reflexões muito bons com essa atividade. Comunicação, humildade, trabalho em equipe, saber ouvir." — Adriano M.
"Foi uma ótima dinâmica pra trabalhar a cooperatividade, no final trazendo esclarecimentos para as equipes de que nem sempre vamos conseguir concluir os objetivos sozinhos." — Henrique P.
"Treinamento e aprendizado de ótima qualidade, saio do treinamento com muitos aprendizados, principalmente em comunicação e trabalho em equipe." — João Z.
Por que realizar um treinamento de soft skills para TI com gamificação?
Aprendizado prático e envolvente: A gamificação transforma o treinamento em uma experiência interativa, permitindo que os participantes aprendam fazendo, o que facilita a assimilação de conceitos complexos de forma mais natural e duradoura.
Estímulo à comunicação e ao trabalho em equipe: Ao enfrentar desafios engajadores em grupo, os profissionais de TI são incentivados a se comunicar e colaborar, habilidades cruciais em projetos interdepartamentais e ambientes ágeis.
Desenvolvimento de gestão de tempo e resolução de problemas: Os jogos simulam situações de pressão e prazos, permitindo que os participantes pratiquem a gestão eficiente do tempo e a tomada de decisões rápidas, soft skills que fazem parte do cotidiano da TI.
Fomento à empatia e à colaboração interfuncional: Através de cenários diversos, a gamificação expõe os profissionais a diferentes perspectivas, promovendo a empatia e a capacidade de trabalhar eficazmente com colegas de diversas áreas e especializações.
Experiência memorável e motivadora: Ao contrário de treinamentos tradicionais e palestras monótonas, a abordagem lúdica já é familiar à maioria dos colaboradores de TI (que normalmente são fãs de jogos de tabuleiro e games online), aumentando o engajamento e a retenção do conhecimento adquirido. Eles próprios enxergam esse tipo de capacitação como algo marcante e útil para o dia a dia, conforme visto nos depoimentos acima.
Agradecimentos especiais
Agradecemos aos gestores Rafael e Amauri da TI da Aurora Coop e à Marejana do setor de Gestão de Pessoas pela confiança em nosso trabalho e parceria em mais um projeto transformador. O Gamificou atende em todo o Brasil e possui soluções para grupos de até 200 pessoas participando simultaneamente, sendo expansível sob demanda.
Fale com a gente no WhatsApp 49 99174-8643 para levar este treinamento gamificado 100% prático e engajador para sua equipe. Será um prazer lhe ajudar!
Comments